O que devemos nos lembrar no Dia Internacional da Mídia Social

Marina Salmerón Uribes    30 junio, 2021
Dia Mídia Social

Você sabia que existe uma teoria que explica que todas as pessoas que vivem no planeta estão conectadas através de seis pessoas? É chamada de teoria dos seis graus de separação e foi proposta em 1930 pelo escritor húngaro Frigyes Karinthy.

De acordo com esta teoria, cada pessoa conhece «em média» cerca de 100 pessoas. Se cada um desses conhecidos próximos estiver relacionado a outros 100 conhecidos, qualquer indivíduo pode ter um ponto de contato com até 10.000 pessoas. Assim, se esses 10.000 conhecerem mais 100, a rede se expandirá para 1.000.000.000 de pessoas ligadas em uma terceira etapa, 100.000.000.000.000 em uma quarta, 10.000.000.000.000 em uma quinta e 1.000.000.000.000.000.000 em uma sexta.

Se você ainda estiver lendo o post (obrigado por continuar dada minha explicação anterior), talvez esteja pensando no que esta teoria tem a ver com o dia internacional das redes sociais. Vamos parar e pensar por um momento: se esta teoria surgiu há mais de 100 anos sem a existência da tecnologia e, portanto, das redes sociais, estamos realmente conscientes do impacto que uma mensagem, postagem, comentário, etc., pode ter quando a tornamos pública em nossas redes sociais? A tecnologia torna possível que algo que publicamos possa alcançar quase qualquer indivíduo no planeta.

Segundo dados do último estudo publicado pela We are social, Digital 2020 Global Digital Overview, mais da metade da população mundial, especificamente 53% da população, está conectada à Internet. A maioria são usuários ativos de redes sociais, dados que ano após ano continuam a crescer.

Vivemos em um mundo conectado, 3 bilhões de pessoas estão conectadas via Internet, e na Telefónica sabemos que uma melhor conectividade significa uma melhor qualidade de vida. Entretanto, devido a barreiras econômicas, obstáculos sociais e falta de infra-estrutura, 2/3 do mundo ainda não está conectado. Aqueles de nós que, felizmente, já estão conectados, estamos cientes de que conseguimos as informações que estamos procurando com um único clique? Como podemos educar os futuros usuários da Internet a usar as redes sociais da maneira mais apropriada? Estamos colocando em prática um uso responsável das redes sociais, protegendo nossa identidade e pegada digital?

A resposta é simples: o uso responsável da tecnologia é tarefa de todos, e acima de tudo, eu me concentro naqueles de nós que são apaixonados por nossa profissão e trabalham diariamente com as mídias sociais. Devemos ser alto-falantes e explicar os benefícios destes e aumentar a conscientização sobre as precauções que devemos tomar para fazer uso responsável deles. Vamos simplificar, as mídias sociais tornaram-se uma ferramenta muito valiosa e necessária em nossa vida diária e com o uso adequado o impacto é positivo, no entanto, para usufruir dos benefícios, devemos primeiro conhecer os riscos.

Lembremos que quando publicamos algo, tornamos pública e visível uma mensagem que permanece na rede e «não nos pertence mais», de modo que perdemos o controle e podemos chegar a milhões de pessoas sem estarmos cientes disso.

Vamos educar e proteger nossos menores: grooming, sexting, etc. são termos que há apenas alguns anos eram conhecidos pelos profissionais de marketing digital, porém, infelizmente, são termos cada vez mais comuns nos quais devemos nos concentrar como adultos para educar. Estamos protegendo nossas crianças limitando o uso dos sites onde elas navegam? Tornando-as conscientes da importância da desconexão digital em nossa vida diária? Após a pandemia, La Red de Atención a las Adicciones (UNAD) lançou uma campanha chamada #GánaleLaPartida na qual afirmou que estar conectado pode nos desligar de tudo depois de verificar que durante a crise do coronavírus e devido ao confinamento foi detectado um aumento notável de pedidos de ajuda relacionados ao abuso de videogames, jogos on-line, exposição excessiva a celulares e Internet por crianças e adolescentes; comportamentos problemáticos exacerbados decorrentes do uso indevido de tecnologias.

Com este posto, eu realmente não quero dramatizar; mas como comecei a dizer, em muitas ocasiões devemos lembrar e … Eu emendo o mea culpa que até mesmo falar de mídia social para uso pessoal e profissional também para nossa cabeça é necessário para saber como se desconectar para se conectar.

Somos alto-falantes e temos uma responsabilidade, portanto, neste dia internacional das redes sociais eu queria reivindicar a importância de que, graças à tecnologia, no nosso dia-a-dia, as pessoas, as marcas e as empresas vão um passo além e esperar que, entre todos aqueles e não apenas os profissionais de marketing, consigamos mover e educar que a diversão, a informação e a comunicação não estejam em desacordo com a privacidade, a cibersegurança e a privacidade na rede através das redes sociais; é possível um uso responsável 🙂

Feliz Dia Internacional das Mídias Sociais para todos os usuários!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *