[Especial Abril] Investigação forense não é CSI Cyber

ElevenPaths    1 abril, 2016

Para o leitor que já conhece a série CSI Cyber (Crime Scene Investigation: Cyber) de produção da CBS, deve se questionar se é possível que todas as investigações que envolvam meios eletrônicos como evidência, se de fato conseguem ser desvendados por meio de intuições investigativas que conseguem relacionar todos os “pedaços do quebra-cabeça”, conseguindo chegar ao fim da série com a solução completa de casos complexos.

A verdade, é que uma investigação forense na prática nem sempre conta com a materialidade suficiente em meios informáticos para que sejamos capazes de reconstituir todos os eventos e tão pouco o cenário que está relacionado com a atividade pericial.

Indícios importantes ao aspecto investigativo, estão atrelados à elementos e rastros gerados e mantidos ao ambiente de rede, além do conhecimento mínimo da topologia de comunicação. Somado a isto, ainda temos a necessidade de coletar registros em sistemas operacionais e aplicações, sem contar com potenciais evidências do ambiente físico, onde se incluem sistemas de controle de acesso à ambientes como catracas e sistemas de monitoramento por câmeras.

Portanto, uma perícia se baseia em se possuir uma infraestrutura já adequada à geração e manutenção de tais registros, onde há requisitos essenciais de estampa de tempo que possibilitarão o estabelecimento de relações entre os diversos rastros possibilitando a construção de um parecer ou laudo que explicará a contento o que foi identificado em todo o processo investigativo.

Todas estas ações ainda devem ser realizadas de tal forma a resultarem em insumos aceitos do ponto de vista legal e realizados por meio de ferramentas (hardware, software e metodologia) reconhecidos pelo mercado investigativo. Há muitas opções de soluções Open Source que auxiliam os profissionais que atuam na perícia em meios informáticos.

Normalmente uma atividade como esta consome tanto recursos à identificação, coleta e preservação de evidências, quanto às ações de análise e documentação, este último em geral conhecido como laudo pericial.

Os esforços ainda poderão se estender à complementação investigativa, se o mesmo vier a resultar em ações legais que indiquem demais evidências em demais meios informáticos. Portanto, muito distante do que se identifica em uma série televisiva a investigação forense requer empenho, atenção, diligência, tenacidade e demais outros atributos que visam a produção de um documento legível e compreensível por leigos em tecnologia.

Nos lembremos ainda que toda a ação investigativa, requer reserva por parte de quem atua em ações periciais e, portanto, diferente do que se identifica na série CSI Cyber, estas atividades ocorrem muitas vezes em bastidores, em dias, noites e até mesmo madrugadas de forte e intenso trabalho.

Se você leitor, se interessa por esta área, certamente se interessará no conteúdo da próxima resenha, intitulada “Carreira Investigativa na investigação forense”. Quem sabe se seu futuro está nesta carreira, que está muito além do que mostra a ficção.

Contribuição especial de Marcelo Lau
marcelo.lau@datasecurity.com.br

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *