Nossa passagem pelo SSIG 2016 (Parte II)

ElevenPaths    18 abril, 2016
Dando sequencia ao primeiro artigo sobre a Nossa passagem pelo SSIG 2016 – Parte I voltamos a pauta do que foi compartilhado na Escola Sul de Governança da Internet (SSIG). A reunião da 8ª conferência anual ocorreu em Washington, D.C, entre os dias 29 de março a 1o de abril de 2016, no Salão das Américas, headquarter da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Participantes da 8ª Escola Sul de Governança da Internet, foto por Glenn McKnight do ISOC Canada.

Caso tenha ficado interessado em acompanhar as apresentações na íntegra vocês poderão assistir aos vídeos das apresentações que já estão disponíveis on-line, especialmente a palestra do keynote speaker Vint Cerf, um dos pais da Internet e vice-presidente do Google, falando sobre o Desenvolvimento de Internet e seu impacto global. Voltando aos temas apresentado na Escola Sul de Governança da Internet o secretário-geral adjunto da OEA Sr. Nestor Mendez comentou sobre a importância da Governança da Internet: «Hoje, nós nos encontramos em um momento importante em como a Internet é governada. Esta transição tem a oportunidade de levar a políticas que melhor refletem a diversidade e as necessidades da comunidade internacional de internet; no entanto, com este desenvolvimento vêm grandes responsabilidades. É crucial que a Internet permanecem livres e abertas para gerações futuras.»

Um ponto importante a ser compartilhado é que a OEA tem estruturado documentos, promovendo iniciativas de webcast e encontros como o SSIG para a difusão do conhecimento relacionado a Cyber Segurança. Em um destes documentos preparados pela OEA (Organização dos Estados Americanos) tem estruturado documentos, promovendo iniciativas de webcast e encontros como o SSIG para a difusão do conhecimento relacionado a Cyber Segurança. Destacamos o seguinte:

  • Está apresentada as melhores práticas para se estabelecer um Computer Security Incident Response Team (CSIRT), o conteúdo talvez possa lhes interessar. Em relação a este mesmo tema, outra fonte de materiais de apoio para formação de Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança em Computadores, em português e inglês, podem ser conferidos no site do CERT.br – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança do Brasil.
  • Outro documento interessante, resultado de um esforço de trabalho colaborativo entre o Banco Interamericano de desenvolvimento (BID) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), é o relatório publicado com o título de Cybersecurity: Are we ready in Latin America and the Caribbean? Tal estudo aponta a maneira pela qual as nações das regiões fortalecem suas capacidades em termos de uma cibersegurança, para que sejam eficazes, eficientes e sustentáveis. Apresenta uma visão completa e atualizada sobre o status de segurança cibernética, em termos de riscos, desafios e oportunidades na América Latina e países do Caribe. A primeira seção consiste em uma série de discussões sobre as tendências de segurança cibernética, contribuição de especialistas reconhecidos internacionalmente. Na sequência é apresentada a «maturidade cibernética» de cada país através do Capability Maturity Model de Segurança Cibernética (CMM), que aborda considerações de segurança através de cinco dimensões da capacidade e avalia-los ao longo de cinco estágios de maturidade para cada um dos seus 49 indicadores. O CMM foi construído sobre uma base de consulta multilateral de modo a respeitar os direitos humanos, equilibrando cuidadosamente a necessidade de segurança para permitir o crescimento econômico e sustentabilidade, respeitando o direito à liberdade de expressão e o direito à privacidade.

O objetivo principal do SSIG é o de treinar novos líderes de opinião em todos os aspectos relacionados com a governança da Internet, capacitando seus alunos a compreender a complexidade relacionada com a governança da Internet e sua importância no futuro da Internet.

Seguiremos contando nas próximas semanas o que foi discutido na Escola Sul de Governança da Internet (SSIG), especialmente aos temas de Cyber Segurança, fiquem ligados!

Leandro Bennaton
CSA Brasil

Leonardo Huertas
CSA Colombia

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *