Abraçando o poder do Big Data e IA no setor de turismo

Sabrina Muñoz    21 julio, 2021
Big Data turismo

As tecnologias de Big Data e as técnicas de Inteligência Artificial oferecem um mundo de oportunidades em todos os setores da economia e, principalmente, no turismo. Estamos falando de ter a capacidade de entender as reais necessidades dos turistas, além de possibilitar a otimização dos recursos das cidades, permitindo que a atividade seja mais sustentável com o meio ambiente.

O setor turístico, criador de 1 a cada 10 empregos no mundo, conhece as relevâncias da aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação nas suas áreas de atuação. Como citado oportunamente pela Organização Mundial de Turismo, aplicar a inovação na indústria turística permitirá ao setor continuar na vanguarda em modelos de negócios através da geração de iniciativas associadas à transformação digital, que aumentam o conhecimento dos turistas e melhoram a tomada de decisões.

Em paralelo a revolução tecnológica que todos os setores estão vivendo, existe a chamada revolução social presente em todos nós. Através dos dispositivos móveis, os turistas estão cada vez mais ocupados, mais conectados e em movimento. Através de suas conexões, eles nos deixam rastros para que possamos conhecê-los, o que chamamos “rastros digitais”. Esta informação, aplicada no âmbito da proteção de dados associada, permite as entidades públicas e privadas tomar decisões para o desenvolvimento inteligente dos destinos turísticos, ajudando a obter uma visão 360º do turista de forma a antecipar as suas necessidades e adaptar os serviços públicos a real demanda de visitantes.

A Telefónica, como empresa global de telecomunicações, através da sua empresa Telefónica Tech AI of Things, iniciou há vários anos o caminho de fornecer soluções de acordo com os rastros digitais que nossos clientes nos deixam. De forma anônima, agregada e extrapolada, com o consentimento prévio do cliente, conseguimos criar informações que ajudam na tomada de decisões do negócio.

Nas palavras de nosso diretor Global da Telefónica Tech AI of Things, Gonzalo Martín-Villa, a nossa missão como empresa de tecnologia sempre foi «promover a digitalização de empresas e organizações, para que, utilizando a tecnologia, sejam mais eficientes e competitivas«.

Mas, que informações os turistas nos deixam com suas conexões? Elas são obtidas a partir da análise do comportamento real de turistas nacionais, de dados dinâmicos da rede móvel, sempre de forma anônima, respeitando a proteção de dados, que permitem os seguintes insights:

Com base no estudo de variáveis como atividade dos turistas (Aonde eles vão? Locais onde eles se conectam?), tempo de permanência e origem, se pode responder a várias perguntas como as seguintes:

•. Quantos turistas visitaram minha cidade?

•. Quais períodos têm mais fluxo de turistas?

•. Quanto tempo os turistas permanecem no município?

•. Quais as áreas que eles escolhem para passar a noite?

Diante de um turista permanentemente conectado em busca de experiências personalizadas, os insights criados dos dados da rede móvel, junto com tecnologias de ponta como Big Data, Advanced Analytics e IoT, tornam-se aliados essenciais para ajudar o setor de Turismo a entender padrões de comportamento e melhorar a oferta.

Ser capaz de nos aproximar no momento certo, com as informações certas. Ser capaz de prestar serviços de acordo com as reais necessidades dos turistas trará, sem dúvida, vantagens competitivas. Eles nos permitirão ser organizações data-driven, ou seja, instituições onde os dados se tornam um ativo muito relevante para a tomada de decisões, que agora podem ser baseadas em fatos e não mais em inferências.

Para mais informação: https://tech.telefonica.com/


Artigo original: http://turismospot.com.br/abracando-o-poder-do-big-data-e-ia-no-setor-de-turismo/

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *