Seu sistema macOS também é alvo de crimes cibernéticos, reforce-o!

Carlos Ávila    31 marzo, 2021
Seu sistema macOS também é alvo de crimes cibernéticos, reforce-o!

De acordo com a statcountero sistema operacional da Apple, especificamente o macOS (antigo OSX), tem uma participação de mercado em torno de 17%, sendo o segundo sistema operacional de desktop mais utilizado. Isso cria um mercado atraente onde os cibercriminosos estão constantemente em busca de vulnerabilidades que possam ser exploradas com eficácia.

Da mesma forma, no momento, o uso de malware multiplataforma por meio de novas linguagens de programação facilita uma implantação muito maior e um espectro mais amplo de vítimas. Esse tipo de código malicioso é projetado para atacar vários sistemas operacionais, incluindo o macOS. Isso forneceria “ferramentas” potenciais para o crime cibernético, a fim de aproveitá-las ao máximo, obviamente de forma maliciosa.

Por esse motivo, é importante estar atento a algumas considerações, além do sistema operacional, para que, como usuário de TI ou administrador, você possa fortalecer esses tipos de sistemas. Embora existam recomendações e boas práticas, que devem ser seguidas para manter o dispositivo e as informações gerenciadas tão seguras quanto possível, o foco deste artigo é compartilhar algumas ferramentas de segurança adicionais que você pode ter em mãos além do sistema operacional.

Ferramentas de segurança para ficar mais protegido

A seguir, destaco algumas ferramentas interessantes ( open source e gratuitas) para proteger o seu sistema operacional:

  • BlockBlockmonitora os locais mais comuns usados ​​por software malicioso para obter persistência e lançar alertas sempre que eles são modificados com um novo arquivo.
  • FSMonitor: é um aplicativo que monitora e permite visualizar, em um ambiente gráfico amigável, todas as mudanças no sistema de arquivos.
  • KnockKnock: você pode identificar o software instalado em seu computador que não é legítimo e o malware potencial instalado persistentemente em seu sistema.
  • LinkLiar: em casos particulares, a fim de proteger sua privacidade, você pode precisar alterar seu endereço MAC e este programa permitirá fazer isso facilmente.
  • Lynis : permite realizar um diagnóstico completo do sistema e medir seu grau de hardening. É uma ferramenta muito completa
  • OverSightmonitora a webcam e o microfone do sistema, alertando sempre que algum processo tentar acessá-los.
  • RansomWhere?: monitora continuamente os arquivos criptografados por processos suspeitos, sendo capaz de interromper o processo que está executando o ransomware e tenta minimizar as consequências da infecção dentro do sistema.
  • ReiKeyidentifica malware monitorando ações do usuário, principalmente procurando keyloggers no sistema.
  • Santa: desenvolvido pelo Google, consiste em uma extensão do kernel do macOS que monitora as execuções (‘lista branca / negra’ de aplicativos).
  • Stronghold: programa simples que permite definir facilmente as configurações de segurança do macOS a partir do terminal.
  • TaskExplorer: permite que você veja todos os processos que estão sendo executados no computador, incluindo qualquer tipo de malware que possa existir. Além disso, ele se integra ao VirusTotal.

Como mencionei no início deste artigo, não se esqueça de que o próprio sistema operacional possui vários controles de segurança e privacidade dos quais você deve estar ciente. Além disso, as ferramentas mudam e o importante é se manter atualizado a partir das várias fontes que existem hoje entre repositóriosprocedimentos de iniciativasartigos técnicos especializadosvídeos e muito mais que podem agregar aos seus dispositivos, ou à sua infraestrutura se você for uma empresa estão mais protegidos contra ameaças para os sistemas macOS.

Cada vez mais, os dispositivos Apple em geral são altamente cobiçados pelo crime cibernético, portanto, você deve adotar cada uma dessas recomendações para evitar ser outra vítima de invasores na rede.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *