Trabalhando em segurança cibernética com a Organização dos Estados Americanos (OEA)

ElevenPaths    27 mayo, 2016

Se ainda não sabe, em ElevenPaths somos parceiros estratégicos de CICTE (Comitê Interamericano contra o Terrorismo) em toda a região; Aqui participamos com organizações como o FBI, TERENA, CERT / CC, a ENISA, FIRST, o Departamento de Estado e do Serviço Secreto dos Estados Unidos, entre outros.

Desde que nos juntamos a esta associação de empresas cujo foco principal é a luta contra o ciberterrorismo temos participado em:

– O “Reporte de Seguridad Cibernética e Infraestructuras Críticas de las Américas”.
– O“Simposio Regional de Seguridad Cibernética” celebrado no Uruguay.
– O “27Th Annual FIRST Conference on Computer Security Incident Handling” em Berlim.
– “La Octava Escuela del Sur de Gobernanza de Internet SSIG 2016” lque foi realizada na sede da OEA em Washington DC. Se quiser mais informações pode ver os nossos posts:

Hoje em dia e entre outras questões, estamos a trabalhar com a OEA na capacidade de apoiar os seus 35 Estados membros com:

  • Cyber drills
  • Iniciativas de Awareness-raising
  • Formação e exercícios
  • Eventos sobre operações de segurança específico para a indústria da Segurança Cibernética
  • IoT Security

O que é a Organização dos Estados Americanos?
Começando com um pouco de história «… A Organização dos Estados Americanos é a mais antiga organização regional do mundo, que remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, DC, de outubro de 1889 a abril de 1890. Em Nesta reunião, decidiu-se criar a União Internacional das Repúblicas Americanas e começou a tecer uma teia de regras e instituições que se tornaria conhecido como o «sistema americano», o mais antigo sistema institucional internacional … «

Atualmente, a OEA reúne os 35 estados independentes das Américas é o principal fórum governamental político, jurídico e social no hemisfério. Ele também concedeu a condição de Observador Permanente a 69 Estados e à União Europeia (UE). Dito isto, também é importante mencionar que a Assembléia Geral da OEA em 2004, os Estados-Membros adoptaram a estratégia Inter-Americana para combater ameaças à segurança cibernética na resolução AG / RES. 2004 (XXXIV-O / 04), proporcionando assim um mandato que permite que a Secretaria do CICTE (Comitê Interamericano contra o Terrorismo) trabalhar em questões de segurança cibernética.

Temos o prazer de compartilhar com você nossa experiência na OEA.



No próximo post vamos informar a nossa participação e apoio à OEA em toda a região.

Até a próxima !!!!

Leandro Bennaton
CSA – Chief Security Ambassador at ElevenPaths
leandro.bennaton@11paths.com

Leonardo Huertas
CSA – Chief Security Ambassador at ElevenPaths
leonardo.huertas@11paths.com

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *