O que é VPN e para que serve?

ElevenPaths    15 marzo, 2021
O que é VPN e para que serve?

As conexões VPN não são nenhuma novidade, já existem há muito tempo, sempre ligadas ao mundo dos negócios. A grande versatilidade e as suas diferentes utilizações têm feito cada vez mais utilizadores utilizarem a tecnologia, estes factores, juntamente com o aumento do teletrabalho devido à pandemia, colocaram as ligações VPN como um dos imperativos da tecnologia.

O uso da VPN traz benefícios que tornam seu uso altamente recomendado. Usar uma rede VPN privada que se conecta a uma rede sem fio pública (WiFi) torna a viagem gerada por tráfego criptografada e coloca mais barreiras para um cibercriminoso tentar roubar informações confidenciais.

A sigla VPN (Virtual Private Network), conforme nos diz seu significado em inglês, é uma rede privada virtual. Para se conectar à internet de qualquer dispositivo (celular, computador, tablet…) o mais comum é ter uma rede conectada a um router ou modem em sua casa que se conectam ao mesmo tempo com o provedor de internet que você contratou. Normalmente, você não tem um único dispositivo conectado, mas existem vários, criando um endereço IP local diferente para cada uma dessas conexões. Com a criação desses IPs é gerada uma rede local, um conjunto de dispositivos conectados de forma que possam compartilhar arquivos com muita facilidade utilizando esta rede local. Com a VPN o que conseguimos é criar uma rede local sem a necessidade de seus membros estarem fisicamente conectados entre si, mas através da internet. Resumindo, você cria uma rede privada usando a Internet com as pessoas ou dispositivos que deseja.

Vantagens das conexões VPN

Esta conexão funciona em todos os aplicativos: ela roteia todo o tráfego da Internet, ao contrário dos servidores proxy , que só são usados ​​no navegador da web e algum outro app que permite configurar opções de conexão avançadas.

Além disso, a VPN se conecta e desconecta com muita facilidade , e tem segurança adicional nos pontos de acesso WiFi, desde que a conexão seja criptografada.

Uma conexão VPN é uma forma eficaz de evitar a censura, falsificando sua localização. Além disso, com uma VPN, seu provedor de Internet não poderia saber quais páginas você visita, mas, cuidado, a empresa que gerencia a VPN sabe.

Principais usos de conexões VPN

  • Teletrabalho: muito utilizado nas empresas que precisam acessar uma única rede privada. Além disso, é uma conexão criptografada previsivelmente com acesso protegido , o trabalhador tem o mesmo acesso como se estivesse pessoalmente na empresa.
  • Evite bloqueio de conteúdo e censura: quando você se conecta com VPN, seu dispositivo se comunica com o servidor VPN, e é este que se comunica com a Internet. É assim que você pode falsificar sua localização e inserir conteúdo que seu país proíbe, como o Facebook na China.
  • Camada extra de segurança: conectar-se ao aplicativo do seu banco em uma rede WiFi aberta nunca foi uma boa ideia. Esta conexão não é criptografada e é aqui que entra a camada de segurança extra da VPN. Os pacotes seriam enviados criptografados para que a pessoa que está “ouvindo” não possa fazer nada. Mas nem tudo é tão bonito quanto parece, uma VPN é tão segura e útil quanto seu provedor. Se você não confia em sua VPN, não a use, pois eles podem ser os únicos capturando seu tráfego, acompanhando o que eles fazem e vendendo sua largura de banda para o maior lance.
  • Downloads P2P: é importante saber que as conexões VPN também têm utilidade no download P2P, mesmo que você baixe torrents legais. Porém, é muito comum que os provedores de Internet tentem boicotar esses downloads, pois você gera muito tráfego. Por esse motivo, alguns provedores bloqueiam os downloads P2P, enquanto outros apenas os boicotam.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *