Espiões, registros e metadados russos

ElevenPaths    27 diciembre, 2016
Fazem alguns dias soubemos do “assalto” sofrido pelo Yahoo! em 2013 com uma gritante perda de 1 bilhão de contas de usuários, dados relacionados com seus nomes, senhas, perguntas de segurança, etc. e foi mantido segredo até poucos dias, quando finalmente a companhia teve que admitir que em 2014 sofreu outro ataque similar com o roubo massivo de 500 milhões de contas.

Graças a estas revelações o Yahoo! convertesse na empresa líder mundial em clientes afetados pela pirataria informática onde, 97% das 1000 maiores empresas do mundo sofreram vazamentos similares em seus entornos, com maior ou menor repercussão.

Yahoo! é uma mais na longa lista de afetados por ataques em suas bases de dados, se bem que os responsáveis pelo Yahoo! não conseguiram identificar os autores dos roubos, tentou-se tranquilizar seus clientes assegurando que seus dados bancários, números de cartões de credito e outros dados sensíveis não foram afetados. Tendo em vista estes fatos, paira sobre nossas cabeças a possibilidade de algum dia este fato volte a ser notícia com piores consequência no caso de não ser remediado.

Neste tipo de ataque, os trabalhos de espionagem não costumam ser próprios de indivíduos e sim de grupos ou organizações especializadas com objetivos claramente definidos. A NSA e outros grupos de inteligência norte-americanos foram apontados como em diversas ocasiões como envolvidas na obtenção de informações através de metadados, correios eletrônicos, chamadas telefônicas, etc. de pessoas, organizações e até mesmo governos estrangeiros supostamente amigos.

Outros países que tradicionalmente são referências na utilização de espionagem tampouco ficam atrás. Como foi comentado no último verão europeu, segundo fontes norte-americanas o governo russo parece ter participado indiretamente da vitória do candidato republicano e agora o presidente Donald Trump, por meio do grupo de ciber-espionagem russo The Dukes, assim denominados pelo FBI, que estaria formado por duas equipes: Cozy Bear (APT29) e Fancy Bear (APT28) que extraíram e vazaram aproximadamente 20.000 correios e dados de membros da DNC (Comitê Nacional Democrata) onde colocava claramente os duros enfrentamento internos entres os próprios aspirantes democratas a presidência. Essa invasão foi detectada pela CrowdStrike nos equipamentos do DNC a raiz da investigação realizada após a publicação do vazamento em julho no Wikileaks.

Suspeita-se que foi extraído por um dos membros do THE DUKES, Guccifer 2.0, a raiz das provas obtidas sobre alguns documentos publicados pelo DNC, criados originalmente por Warren Flood (pessoa encarregada de prover dados e serviços de analise estratégica aos candidatos democratas) e onde se detectaram certos metadados russo neste arquivo Document. A tradução seria um alias, Felix Dzerzhinsky, nome do fundador da polícia secreta soviética no século XX.

Documento com metadados alterados em Russo

Outra das provas extraídas e publicadas em vários meios mostram uma série de características que demonstram sua procedência russa:

A esquerda um documento publicado por GAWKER em PDF com os hiperlinks em russo. A direita o mesmo documento extraído do DNC, porém, publicado por GUCCIFER 2.0

O objetivo deste vazamento aparentemente consistia em favorecer a vitória do republicano Trump contra a candidata democrata Clinton, como represaria por suas críticas aos resultados parlamentários de 2011. Negado pela Rússia, porém estas evidencias logicamente geram dúvidas.
Os fatos não fazem, mas que refletir a patente insegurança ou incapacidade dos sistemas atuais, sua falta de controle ou gestão, a ausência dos mesmos o dado mais preocupante, o crescente investimento econômico e de recursos na criação e evolução de sistema de penetração, espionagem e ataques cibernéticos, o que demonstra que pode ser muito rentável investir neste tipo de atividades, fundamentalmente quando em muitas das ocasiões estão respaldadas pelos governos ou agencias de inteligência.

Esta é uma guerra perdida?

Evidentemente não, ambos mundos se necessitam para evoluir melhorar. Não existe nada infalível, porém, se os meios e protocolos de segurança são aplicados e seguem corretamente, as coisas se tornam muito difíceis para os “ciberdelinquentes”.

Quer prevenir e detectar em tempo hábil uma fuga de informação? Na ElevenPaths oferecemos soluções para prevenir a fuga de informações através da família Metashield.

Se quiser saber mais sobre o tratamento de metadados, fale com um de nossos especialistas em Cibersegurança na Comunidade técnica da ElevenPaths.

Antonio Bordón
CyberSecurity Product Manager

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *